26 de abril de 2013

Márcia Duarte: fazendo as malas!


Vamos fazer as malas?


Que delícia viajar não é mesmo? Conhecer lugares novos, pessoas e culturas diferentes.

É claro que as malas sempre sobram pra nós mulheres, não deveria ser regra, mas...

Vamos aprender a nos organizar melhor e saber o que escolher pra levar em nossas viagens, sejam elas num fim de semana ou aquelas mais demoradas que todas nós gostamos tanto.
Primeiro faça um check-list de tudo que vai precisar, depois a medida que for separando e arrumando, vá ticando os itens para não esquecer de nada.

  • Documentos, passaporte em dia, passagens, seguro saúde, dinheiro, cartão de crédito.
  • Você precisa estar informada quanto ao limite de peso aceito pela companhia aérea, se for o caso.
  • Saiba como está o tempo no lugar onde você vai, assim não será pega de surpresa,  mesmo que esteja sol, calor, é importante levar um casaquinho que combine com tudo.
  • Quantos dias você vai ficar?   Separe peças que combinem entre si, escolha camisas e blusinhas pensando onde vai a cada dia; já calças, bermudas e saias podem ser usadas mais de uma vez, assim você economiza espaço. Nem pense em levar aquele vestido que comprou e não nunca usou aqui, também não vai usar lá.
  • Nesta escolha de looks, separe peças que combinem,  de calor e para dias mais frios, assim terá a possibilidade de criar e mudar o look de acordo com o tempo.
  • Roupas íntimas, escolha 1 jogo para cada dia, soutien pode repetir, mas calcinha não, a não ser que tenha serviço de lavanderia ou você mesma lave.
  • Biquinis, escolha cores e estampas que combinem, de 2 jogos conseguimos fazer 4 combinações.
  • Escolha acessórios como colares, pulseiras, lenços, echarpes, cintos e óculos escuros,  que valorizam  e transformam qualquer look.
  • Sapatos, tudo vai depender do lugar (praia, campo, passeio na cidade, festas noturnas ou compras.
  • O básico seria 01 chinelo, 01 sapatilha confortável, 01 tênis, 02 sapatos mais sofisticados  para sair.
  • Remédios.


Para viagens longas escolha malas tradicionais, durinhas que acomodam melhor e não amassam tanto e para viagens  curtas escolha mochilas ou sacolas mais leves.

Comece arrumando as peças mais grossas, mais pesadas, dobre-as ao meio, como jaquetas, casacos, ternos, calças jeans, e por último deixe as peças mais leves, para evitar que amassem, como camisas de seda, vestidos leves ou de festa.

Camisetas podem ser enroladas e colocadas nos cantos, bermudas, blusas, e demais peças devem ir sendo acomodadas entre si de um lado e outro, simultaneamente sem deixar nenhum lado mais alto.

Os sapatos devem ser embalados um a um em saquinhos próprios e colocados no fundo da mala, ou separado numa mala à parte se for da família toda.

Nécessaire: Você deve dar uma atenção especial para ela, pois deve escolher produtos em tamanhos menores como shampoo, condicionador, cremes, perfumes, etc. Verificar se há a possibilidade de vazamento e se sim , armazenar estes produtos em embalagens plásticas um a um para não correr o risco.

Maquiagens, leve realmente aquelas que vai usar, seja prática, pois quantidade, diversidade de cores devemos ter em casa, a não ser que você seja uma maquiadora profissional.

Mala de mão: A dica é sempre ter uma muda de roupa na bagagem de mão durante as viagens, sejam elas aéreas ou de carro, pois nas aéreas as malas podem se extraviar, e em viagens de carro podem acontecer imprevistos e você ter que mexer na bagagem toda para montar um novo look para se trocar, e isso serve para marido e filhos, neste caso faça uma malinha de mão com mudas básicas para toda família, de uma forma que facilite sua vida durante  a viagem.

Durante os dias de viagens vá armazenando as roupas sujas em sacos plásticos e ao final é só colocar no fundo  da mala sem misturar com roupas limpas.
Peças molhadas devem ser deixadas para secar antes de guardar ou armazenada sozinhas  em sacos plásticos para não manchar as demais.

Outros itens que não podem faltar na nécessaire de mão
Escova de dente, fio dental, remédios, 01 garrafinha de água (cuidado com viagens internacionais que não permitem líquidos em mãos), absorventes, desodorante, lenços descartáveis e uma toalhinha.

A mala é sempre a nossa cara, então use seu instinto e pense em coisas que gosta de usar no seu dia a dia, a partir daí coloque na sua mala tudo isso de uma forma menor e mais prática.

Nem tente carregar seu guarda-roupa!

Beijos e boa semana,

Márcia Duarte

Um comentário:

  1. Fantástico!!! sempre bom ter essas dicas no dia a dia! Adorei.
    Abraços
    Michelle Parreira de Campos

    ResponderExcluir