14 de fevereiro de 2013

Coisas do coração: Dia dos namorados

Happy Valentine's Day!


O dia que as mulheres esperam por um bom dia diferente, chegou!
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, também conhecido pela fama de "casamenteiro".
Mas pelo menos nos Estados Unidos, e em países como Itália, Inglaterra, China e Dinamarca, hoje é Dia dos Namorados. Data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bomb.... EPA! Nada disso! Chega com uma caixa de bombons pra sua mulher hoje, pra ver se ainda vai ter namorada!
O que as mulheres querem de verdade já começou no início desse post... e que deveria acontecer todos os dias! Um bom dia com carinho, uma visita inesperada, e passeios românticos no meio da rotina louca que a gente vive.
E claro que isso não deve partir só das mulheres (sim meninos, vou defender vocês!). O casal em si deve estar em constante harmonia... Não precisa viver de amorzinho, denguinho, nenemzinho (leia-se com voz de bebê) 24 horas por dia! Mas precisa sim ter respeito, pensar nas atitudes, pensar antes de falar e de agir... Afinal de contas, por que tratar quem você ama, diferente da forma que você procura tratar as pessoas estranhas que exigem o máximo da sua educação?
Ser namorado (quando falo de namorados são também os recém-casados, os bodas de prata, os bodas de ouro, e qualquer relação que envolva seu coração), consiste em saber conversar sobre os pequenos tropeços do dia a dia, sobre a programação do final de semana, sobre a oferta nova de emprego, sobre a notícia do jornal, sobre a diferença das suas opiniões em um determinado assunto, mas fazer tudo isso com a pessoa que acima de seu par, deve ser também seu melhor amigo.
Ter um bom dia dos namorados é não dormir brigado ou um na sala e um no quarto. É ter um jantar agradável mesmo que sem assunto pelo cansaço, mas que mesmo no silêncio os dois estejam em sintonia. Ter um bom dia dos namorados é uma ligação inesperada, é uma mensagem de boa noite, uma declaração de como essa pessoa é importante pra você ao acordar - e nem precisa de cartão da Hallmark pra isso - precisa de sinceridade, e sentimento.
Dia dos namorados é para ter um dia dedicado a fazer tudo isso junto... Mas de verdade? Todo dia é dia de dizer "eu te amo", não é mesmo?
Tem muita curiosidade atrás do Dia dos namorados!
No Brasil, apesar de ser comemorado às vésperas do dia de Santo Antônio, tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória - na época na Agência Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper.
Para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio, e com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan:
"Não é só de beijos que se prova o amor".
A Standard ganhou o título de agência do ano e a moda pegou, para a alegria dos comerciantes. Desde então, 12 de junho se tornou uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartões, bilhetes, flores... (Já diria o meu pai: "Isso é tudo comércio!!!" - e não é que ele tinha razão?)
E nem todos os países comemoram o dia dos namorados como nós fazemos. Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. E na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve".
Bom, sendo no Brasil, sendo nos Estados Unidos, minha única atividade fora da rotina de hoje é a volta as aulas da faculdade... Porque afinal de contas, não tenho namorado (por livre e expontânea falta de opção)!
Mas quem já encontrou sua metade da laranja, como vai fazer dos seus dias de namorados daqui pra frente?

Beijos,

Babi Duarte

Um comentário: