17 de fevereiro de 2013

Mamãe online: O perdão e a quaresma


O perdão e a quaresma



Neste momento tão especial, achei que seria interessante falar sobre o perdão, sobre a quaresma e sobre viver melhor depois deste período onde temos a oportunidade de parar para refletir, tentar ser uma pessoa melhor e perceber o real sentido da vida.
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados, de mudar alguma maneira de ser que incomoda a nós mesmos para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.


A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Como já falei é um tempo que devemos tirar para reflexão, penitência, jejum e de conversão espiritual.


Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, rezando, valorizando o próximo e praticando boas ações.
Independente de sua religião, é muito saudável você tirar um tempo pra repensar sua vida, suas escolhas, sua maneira de lidar com sua família, com seus amigos, no seu trabalho, escola, enfim, com as pessoas à sua volta. Quanto a penitência e o jejum, não leve ao pé da letra, é só você ser um pouco mais preocupado com o outro, deixar de ser egoísta e parar um pouco de esbanjar coisas que às vezes nem percebemos, mas fazemos. Procurar abrir mão de algo supérfluo por um período, e perceber que se pode sim viver sem aquilo, e ter consciência que muitos nem tiveram ainda acesso a essas coisas, e muitas vezes pessoas dentro de sua própria família.
Você está feliz? E o perdão, tem feito parte da sua vida? Ou você é uma pessoa rancorosa?
O perdão é um sentimento muito difícil de ser utilizado hoje em dia, normalmente as pessoas estão agindo de forma dura, revidando as coisas, puxando o tapete dos outros e guardando mágoas, tudo isso fruto desta vida moderna onde é mais importante se "TER" do que "SER".
O perdão na realidade só faz mal àquele que o sente, talvez o outro nem saiba o que você está sentindo, nem se importe com você e muito menos com seus sentimentos, a pessoa fica com aquele sentimento ruim dentro do peito, uma mágoa boba que não leva a nada, perde noite de sono, fica doente, perde momentos maravilhososos da sua própria vida ocupado em pensar na vida do outro...
Antes de perdoar os outros, devemos perdoar a nós mesmos, pois muitas vezes somos mais duros conosco do que com os outros. Devemos recordar que Cristo nos perdoou. Mateus 22.39 nos ensina: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. 
Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, tudo aquilo que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos.
O perdoar também é nos permitir mudar de idéia, mudar de opinião, rever conceitos e crescer como pessoa.
Durante a quaresma, treinar o uso do perdão na sua vida é a melhor maneira de nos preparar para a Páscoa.
Faça um propósito, seja uma pessoa melhor perante si mesmo, capaz de ter a humildade de pedir perdão a alguém, mas só vale se for de coração.
Que Deus te abençoe!
Márcia Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário