18 de fevereiro de 2013

Projeto Verão 2017 - dia a dia

Dicas para o dia a dia

Agora eu quero saber: quem mais apostou no #projetoverão2017 e está disposto a mudar de corpo? E Deus queira que seja antes de 2017, não é mesmo?
No post de hoje vou atender um pedido que mais que um leitor aqui do DB pediu: dicas do dia a dia!
Como já comentei no primeiro post (não lembra? clique aqui) sobre minha mudança radical de alimentação e a volta para a academia, tem algumas outras coisas que mudei bastante também, e hoje vou dividir alguns deles com vocês!

1º) Não sair de casa sem tomar café da manhã 


Eu sei, você já leu isso e pensou: "Mas eu não tenho fome quando eu acordo, Babi!" e acredite, eu também não tinha!
Sempre acordei cedo, estudo de manhã desde pequena, agora trabalho de manhã e estudo a noite... Enquanto a gente está no colégio a mãe acorda a gente e faz a gente engolir a bisnaguinha com leite e nescau, e ai de você se não comer tudo e ficar pronto sem atrasar! Mas quando a gente cresce e essa responsabilidade fica por nossa conta, você sai sem comer mesmo, engole um pão de queijo na lanchonete do lado da empresa, ou um pão na chapa... tudo isso 3 horas depois de ter de fato levantado da cama! E tudo está... errado!
O nosso corpo precisa estar trabalhando constantemente para que o metabolismo mantenha seu ritmo e você queime o máximo de calorias por dia... Quanto mais cedo você colocar ele para trabalhar, melhor! Se você acorda e ja fica um tempão sem comer e fazendo várias atividade que exigem sua energia como, tomar banho, secar o cabelo, correr até o carro ou ponto de onibus, caminhar até o trabalho, enfim, e não tiver dado "combustível" para o seu corpo, ele entenderá que tem que guardar energia para conseguir realizar as atividades seguintes... O que acontece? Ele armazena gordura, na luta pela sobrevivência! Aí chega na hora do almoço e você come tudo que vê pela frente, porque está morrendo de fome, já que mal tomou café da manhã, não é mesmo?
Então vamos lá! 
Tem pressa? Faça o seu lanchinho na noite anterior, e deixa pronto na geladeira... No outro dia não tem desculpa para sair sem comer nada.
Não quer comer o lanche que "dormiu pronto"? Torradas com polenguinho são práticas e rápidas de preparar e comer, quando eu acordo atrasada já vou comendo enquanto eu me arrumo.
Não tem fome, mesmo? É tudo uma questão de costume. Como eu já falei, eu também acordava com fome zero. Chegava a acordar enjoada. Tente só tomar um iogurte... No dia seguinte uma torrada pura e um copo de suco... No outro dia uma fatia de pão integral com requeijão... Depois inclua frutas, e sucos. Tente! Se esforce! E em um determinado tempo, que o seu corpo mandar, você vai acordar com a barriga roncando já! O que já é sinal que de seu corpo se adaptou ao café da manhã.

2º) Se alimentar de 3 em 3 horas


E voltamos ao dilema: "Mas eu não tenho fome de 3 em 3 horas!" - Sim, e nem eu tinha. Mais uma questão de deixar seu corpo treinado para TER fome de 3 em 3 horas. E por que esse período tão famoso, de exatas 3 horas? O que acontece é que o nosso corpo meio que "para" de trabalhar a cada 3 horas. Se você não der nada para ele fazer, ele vai parar inclusive de manter seu metabolismo trabalhando. Aí você me diz: Mas você não falou aqui em cima que ele ia guardar gordura? Se eu não fizer nada não preciso dar combustível pra ele, oras! Isso seria verdade se pra tudo que a gente faz o corpo não precisasse de energia né? Mesmo que você esteja deitado, dormindo, você ainda está fazendo ele trabalhar... Mas sentindo falta de "combustível", ele vai armazenar, então é importantíssimo manter o ritmo das 3 horas.
E não é para comer um misto no pão francês com coca-cola a cada 3 horas... O ideal são lanches entre as principais refeições, e tentar comer pelo menos 3 tipos de frutas ao longo do dia (Tá, isso eu assumo que é quase humanamente impossível pra gente que vive fora de casa, na correria... Mas tenho optado pelas saladas de frutas - sem leite condensado, creme de leite, ou qualquer outro engordativo - que sempre tem bastante variedade de frutas). Tomou café da manhã as 7h? as 10h pode comer uma fatia de abacaxi, uma pêra, uma maçã, etc... Se você almoça com as galinhas como eu, por volta do meio dia, pode colocar o lanchinho até mais cedo, umas 9h30. Almoçou 12h? 15h pode comer uma barrinha, uma saladinha de fruta pequena, e assim por diante. Não tem segredo!

3º) Beber bastante água, o dia inteiro


Nisso pecamos muito. Fui obrigada a levar 2 garrafinhas d'agua, dessas tipo squeeze, para o trabalho e deixar em cima da mesa para eu lembrar de tomar água. Sim, porque no meio da correria, do responde email daqui, monta planilha de lá, faz apresentação acolá, a gente esquece mesmo! Em geral os nutricionistas recomendam tomar 2 litros de água por dia. Acredito que isso vai de organismo para organismo. A água te ajuda a desinchar, parece esquisito, mas beber bastante água faz com que os rins funcionem melhor, o que estimula a eliminação do excesso de líquidos. Fora que, fome muitas vezes pode ser confundida com desidratação. Experimente beber água aos pouquinhos quando a barriga começar a roncar loucamente no meio da manhã. Claro que não passa completamente, lembre-se, você tem que se alimentar corretamente de 3 em 3 horas... Mas a vontade de mastigar o teclado do escritório enquanto não te liberam pra almoçar, dá uma amenizada! 
Outra coisa que eu faço também é sair de casa de manhã com uma garrafinha, dessas descartáveis mesmo de 500ml, do tipo Bonafont ou Cristal. Beber água durante o caminho do trabalho já te permite cumprir 1/4 da meta de água por dia, se seu objetivo for beber 2 litros.
 
E TEM MAIS!
Ontem minha prima Tamine, além de ter meu sangue é também uma das minhas melhores amigas e parceira de segredinhos de saúde, me deu a dica desse app! Não sei se tem para Android também, mas no iPhone a partir de hoje vai se tornar meu melhor amigo.
Chama "TecnoNutri". Nele você cadastra seu perfil: peso, altura e objetivo. Ele te dá uma dieta, que muitas vezes pode não ser o recomendado pelo seu nutricionista (no meu caso, não foi), então eu não sigo a dietinha dele... MAS, ele te lembra de tomar água durante o dia, e mesmo não seguindo a dieta dele, consigo cadastrar tudo que vou comendo para saber se estou comendo correto, com os nutrientes que preciso, e a quantidade de calorias por dia, e por refeição.
É muito legal mesmo, vale a pena! E o melhor: é FREE!



Pessoal, principalmente, procurem um especialista! Essas dicas são consequência do que venho aprendendo no #projetoverão2017, mas acima de aprendizado, é também resultado de pesquisa!
Outros dias posto mais dicas, e depois quero saber como está mudando o dia a dia de vocês!

Beijos,

Babi Duarte

5 comentários:

  1. Segundo minha amiga: "Esse app manda em mim mais do que minha mãe!!!"

    ResponderExcluir
  2. Estamos aí para todas as fofoquitchas, dicas de moda e todas no #projetobundaSabrinaSato (um dia, quem sabe...)

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post babi!!!
    Vou seguir suas dicas,e foco no projeto!hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Babi, se 1/3 dos meus pacientes fossem disciplinados e cheios de força de vontade como você, com certeza seria uma nutricionista menos louca em bolar estratégias para poder fazer com que eles cumpram o que proponho.
    Parabéns mesmo pela sua dedicação.

    Beijo

    ResponderExcluir