4 de fevereiro de 2013

Mamãe online: Inveja


Inveja


Por um pedido especial de uma amiga, hoje falaremos sobre a inveja, sentimento este que todos nós temos, seja aquela inveja boa de querer também coisas boas na sua vida, ou aquela inveja que desfaz das pessoas, e esta não podemos ter, pois só faz mal mesmo para aqueles que a cultivam.

E  pessoas do bem, extrovertidas, brincalhonas, de bem com a vida incomodam os que estão à sua volta,  e muitas vezes também são confundidas e ou mal interpretadas pelos amigos,  homens na maioria das vezes.

Temos um aprendizado muito grande neste caminhar da vida quando vamos explorando lugares,  mudando da escola para a faculdade, entrando num trabalho novo, turma de amigos novos,  e a partir daí conhecendo pessoas diferentes do nosso convívio, etc.   Era muito fácil e gostoso interagir com pessoas da família, amigos de infância, parentes, vizinhos, aqueles que já nos conheciam desde sempre, conheciam nosso jeito, sabiam das nossas palhaçadas, entendiam nossas brincadeiras; mas quando partimos ao novo mundo, muitas vezes nos deparamos com pessoas que talvez jamais seriam como você, aquela pessoa brincalhona, simpática, que chama atenção de todo mundo, e incomoda alguns. Até porque ninguém tem cíumes ou inveja de pessoas quietas, mal humoradas, essas são aquelas que as ignoramos no meio do caminho ou  nem as percebemos.
Muitas vezes essas pessoas tem uma certa “inveja” do seu jeito, gostariam de ser assim também, mas não sabem como, e nem é mesmo o jeito delas, seria até estranho de uma hora pra outra essa pessoa mudar seu comportamento perante aqueles que realmente já a conhecem, seria mostrar uma mentira.
Os homens, na nossa sociedade machista, por outro lado não entendem as mulheres brincalhonas, extrovertidas, já acham que a menina está dando em cima, está se oferecendo talvez, e se comportam de uma maneira que chegam ofender ou passar dos limites. Ah, isso quando não incomodam as namoradas/esposas deles que também não entendem nada.
Que fique claro, que o ser brincalhona e extrovertida também tem seus limites, e tudo que for demais realmente atrapalha sua vida, existem comportamentos de educação e elegantes que devem ser agregados à vida de qualquer pessoa, temos que ter bom senso.
Pois bem, vamos aprender a lidar com isso, primeiro você tem que ter muita personalidade para saber ser o que é,  e se impor quando for necessário. Saber se defender das gracinhas alheias, sem ser arrogante, senão você só vai piorar a situação, pois com humildade, com simpatia e com um sorriso no rosto conseguimos abrir muitas portas e nos manter em qualquer ambiente. 
Saber responder comentários com seriedade e verdade, sem sair do seu clima de alegria e mostrar que não está ali pra ofender ninguém.
Quando a situação for com um amigo que confundiu as coisas, também ser clara, objetiva e explicar pra ele o que ele NÃO entendeu.
Tudo na vida pode ser dito, perguntado, explicado se necessário, somente precisamos saber a maneira de falar, o local, e o momento, pois se você tiver o bom senso e  fazer as coisas com calma, também sem se ofender, poderá ser você mesmo sem medo de ser feliz!
Um grande beijo pra vocês!
Márcia Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário